Carteira de Habilitação para a Categoria D

Publicado na categoria: Dicas em 26/09/2011 por Redação

Carteira de Habilitação para a Categoria D

Se você está viajando com a sua família inteira, vale a pena alugar uma van para percorrer a cidade com todos a bordo. É possível pagar a diária de uma Master, Ducato, Sprinter ou similar economizando no passeio e sem se preocupar em deixar ninguém para trás.

Porém, muita gente esquece que para alugar uma van é preciso estar habilitado na categoria D e, quando chega a hora de retirar o carro, acaba ficando numa saia justa. Para que você não tenha nenhum inconveniente, vamos lhe explicar passo a passo todos os documentos necessários para adicionar a categoria e quais os requisitos para alugar os veículos com capacidade para mais de oito passageiros.

Carteira de Habilitação

Para dirigir vans é preciso estar habilitado na categoria D

Para ser habilitado na categoria D é obrigatório que você já tenha carteira de habilitação há alguns anos. Por exemplo, quem já dirige sob as regras da categoria C, precisa ter experiência de pelo menos um ano e quem tem a carteira na categoria B, para veículos comuns como o carro, é exigido dois anos.

Quem acabou de completar 18 anos e já pensa em dirigir vans vai ter que esperar alguns anos, pois somente os maiores de 21 podem adicionar esta categoria. Se você está dentro da idade permitida, após a matrícula será exigido um curso prático de 15 horas.

Após o curso, o motorista precisa realizar os exames de aptidão física e mental. No exame físico será constatado se todos os seus membros funcionam perfeitamente e se você tem alguma anomalia que lhe impeça de realizar movimentos de braços e pernas.

Carteira de Habilitação

Você precisa já ter experiência no volante para alterar a categoria

Também será analisado o seu sistema cardiovascular, respiratório e nervoso. Nada muito profundo, provavelmente o médico vai escutar seu pulmão e coração para ver se você tem arritmia ou algum problema que possa comprometer a sua habilidade para dirigir.

Serão feitos outros exames para detectar problemas na visão, audição e exame neurológico. Nesta avaliação, sua capacidade de compreensão e expressão será analisada, assim como sensibilidade sensorial e força muscular.

Para quem está adicionando a categoria D com fins de remuneração, é exigido um exame psicológico. Serão investigados seus históricos de vida familiar, escolar, profissional e de saúde. Os traços de personalidade que indiquem sinais de depressão, instabilidade emocional e agressão serão grandes indicativos para a obtenção ou não da carteira.

Carteira de Habilitação

Os veículos da habilitação D têm características próprias, como a altura

Finalizado os exames físicos, vem a prova prática. O teste de direção vai avaliar sua capacidade para manobrar e o cumprimento das regras de trânsito, bem como não exceder o limite de uma via, parar em local seguro, cumprir a sinalização das placas, sinalizar. Levando em conta que o condutor já precisa ter carteira, há de se considerar o fato dele não poder ter nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos doze meses.

Depois de passar por todos estes testes e ser aprovado, você terá em mãos uma CNH com validade para cinco anos. Porém, ainda não é hora de alugar um carro; na maioria das locadoras só é permitida a locação para quem tem a carteira emitida há pelo menos dois anos.

Carteira de Habilitação

Para alugar vans como a Sprinter, Master e Ducato é preciso ter dois anos de experiência

Isso é uma forma da locadora ter uma segurança com relação à habilidade dos motoristas. Como veículos diferentes são encaixados na mesma categoria, há quem realize os exames práticos em ônibus com a intenção de dirigir uma van. Os veículos são completamente opostos na mudança de marcha e condução e ter uma carteira nem sempre significa que você sabe realmente dirigir aquele veículo.

Se você tem alguma dúvida ou quer mais informações sobre aluguel de vans, use a nossa caixa de comentários para nos enviar uma mensagem!


Esse post foi escrito para o Blog da Rentcars - Aluguel de Carros.

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Mobicar não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Mobicar e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Comente via Facebook

5 Comentários para “Carteira de Habilitação para a Categoria D”

  1. Leandro says:

    Muito bom esse post!
    Quero tirar essa categoria e tenho todos os requisitos necessário.
    Obrigado!

  2. leonardo says:

    Amigos!!! …mas para viajar de van 15 lugares apenas com a família e amigos basta a CNH "D" ou há necessidade de algum outro curso ou treinamento específico?

    • tico says:

      olá amigo,tenho uma van 12 lugares(placa cinza,particular) e viajo pra todo lugar,tenho categoria d,nunca tive problemas

  3. marcelo says:

    eu queria saber ce para tirar a categoria D é preciso estar com 2 anos na categoria B mais conta com 1 ano da provisoria e 1 ano da definitiva ou 2 anos com a definitiva?

  4. jose cursino says:

    ola amigos,tenho 42 anos e acabei de mudar para a categoria d.gostei muito das dicas acima e estou certo que alem da categoria endicada para cada veiculo,e necessario ter muito atencao e um pouco de experiencia no transito,pois o mesmo e oque mais mata no planeta.
    vamos la colegas, dirigir com atencao e dever de todo cidadao,um abraco a todos quantos lerem este email.

Deixe um Comentário

Nome:

E-mail:

Website:

Comentário: Premium WordPress Themes
Free WordPress Theme
WordPress Themes