Viagem de carro para o Paraguai

Publicado na categoria: Dicas em 13/07/2011 por Redação

Viagem de carro para o Paraguai

O Paraguai é um lugar tentador para quem está em busca de baixos preços. Sem precisar pagar impostos exorbitantes, é possível comprar produtos originais pela metade do preço e sem viajar para muito longe.

Para chegar à Ciudad Del Leste o motorista precisa estar preparado para enfrentar uma maratona extremamente cansativa. A Ponte da Amizade, fronteira de Foz do Iguaçu com o Paraguai, é a ligação entre você e as mercadorias.

Saindo do centro de Foz do Iguaçu, pegue a Avenida Juscelino Kubitschek e entre na rampa de acesso da BR 277, siga até o fim desta rodovia e você chegará à Ponte da Amizade.

Paraguai de carro

O movimento na Ponte da Amizade em dia normal

Se você for ao país com carro particular tenha atenção redobrada, pois assaltos, roubos e danos aos carros podem acontecer. Devido a esse risco, muitos turistas alugam ou vão com seus próprios carros até um local próximo à fronteira e de lá pegam táxi, moto-táxi, van ou até mesmo fazem o trajeto a pé.

Evite a sua viagem em feriados comerciais como Dia das Mães, das Crianças, dos Pais e, principalmente, o Natal. O movimento é intenso, a fila de carros é gigante e você vai passar metade do dia dentro do seu veículo. Os melhores dias para compras são durante a semana; sábado e quarta-feira são os piores dias. Na volta para o Brasil, o trânsito fica mais tranquilo depois das 18 horas.

Paraguai de carro

O acesso à Ponte da Amizade é pela rampa da Avenida JK

Para cruzar a fronteira, o motorista precisa levar o documento do carro original e seu RG. Não há muita fiscalização na aduaneira, mas tenha sempre com você a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o documento do carro , que são de posse obrigatória.  Dessa forma, se algum fiscal lhe parar, você não terá com o que se preocupar. Se você vai apenas passar um dia de compras, não precisa de nada além destes documentos. Caso a viagem se estenda para outras cidades, é obrigatório o seguro válido no Mercosul e permissão de entrada no país.

Paraguai de carro

O trânsito em Ciudad Del Este é caótico

Ao cruzar a ponte, mantenha as portas trancadas e não deixe expostas bolsas ou mercadorias. Há ladrões que, ao menor descuido, abrem a porta ou enfiam a mão pela janela e roubam o que está no interior do carro. Deixe sempre a janela fechada ou com pouca brecha.

Estacionamento

O maior cuidado que o motorista precisa ter, ainda em Foz do Iguaçu, é saber onde estacionar o carro. O índice de roubos é grande na fronteira e é sempre bom ficar de olho nos arredores de onde pretende estacionar.

Muitos compradores que vão ao Paraguai deixam o carro estacionado em hotéis ou estacionamentos privados de Foz do Iguaçu. Os estacionamentos cobram um preço fechado que em média custa 15 reais. Se você acha mais cômodo estacionar em Ciudad Del Este, no fundo da loja Americana há um estacionamento seguro.

Paraguai de carro

Não estacione o seu carro nas ruas de Ciudad Del Este

É praticamente impossível transitar olhando os números das lojas para tentar encontrar aquela em que você deseja comprar. Por isso, tente se informar ao máximo sobre a localização delas, procure no Google Maps ou converse com alguém que já visitou a cidade.

Em Ciudad Del Este não existe sinaleiro e a movimentação de pessoas é intensa; a qualquer hora surge alguém na sua frente e os vendedores ambulantes nas calçadas dificultam ainda mais a sua visão.

A Aduaneira

O ingresso no Paraguai é tranquilo e na volta a fiscalização não para todos os carros. Porém, é importante sempre fazer a declaração de tudo que foi comprado na cidade, porque mesmo não sendo parado ali, nas cidades próximas a Foz do Iguaçu, como Medianeira, por exemplo, há postos da Receita Federal que podem parar o seu veículo e vistoriar a sua bagagem. Caso você esteja fora da cota, o imposto a ser pago é bem salgado e você ainda pode levar uma multa por não ter declarado os produtos.

Caso seja parado, os policias irão perguntar sobre as mercadorias e elas precisam estar dentro da cota de U$ 300.00. Você deve estar se questionando se este valor não seria superior, certo? Infelizmente, por via terrestre a cota de isenção é menor.

Paraguai de carro

Não deixe as compras passarem dos trezentos dólares

Não se esqueça de pegar a nota fiscal de todos os produtos que comprou! Não é porque a compra é no Paraguai que você ficará sem a nota. Caso seja parado, será requisitado o preenchimento da DBA (Declaração de Bagagem Acompanhada) informando seus dados pessoais e dos produtos comprados. Se estiver dentro da cota, provavelmente você não precisará preenchê-la.

Não caia na conversa dos vendedores que dizem já ter a DBA para ser preenchida. Esta é uma cópia com assinatura malfeita da Receita. Para facilitar a sua viagem, você pode imprimir o modelo no site da Receita e preenchê-lo após realizar as compras.

Enchendo o Tanque

O combustível em Ciudad Del Este é muito mais barato e a sua qualidade não tem nada de falsificada. A Petrobrás é fornecedora de combustível no país e ainda oferece um preço mais baixo. Mas fique atento, nem todos os automóveis brasileiros podem ser abastecidos com gasolina oferecida no Paraguai, que é pura e com menor octanagem, dessa forma você pode abastecer e ter uma enorme dor de cabeça com o seu motor.

Paraguai de carro

A gasolina é confiável, mas procure saber se o carro aguenta o combustível 100% puro

A nossa gasolina comum tem maior octanagem que a paraguaia, além disso, a gasolina paraguaia não tem nenhuma adição de álcool, sendo 100% pura. Em alguns veículos pode ocorrer da central não saber funcionar com o combustível totalmente puro e parar de funcionar. Em outros há apenas diminuição do desempenho e da força.

Com relação ao álcool e o diesel, não há nenhuma contrapartida para o seu carro e o preço também custa metade do que é praticado no Brasil.

Antes de abastecer, pergunte ao frentista se o combustível tem chumbo. A maioria dos carros brasileiros não roda com chumbo, então não esqueça, arranhe o portunhol e peça combustível ‘sin plomo’.

Como não há fiscalização efetiva nos postos de combustível, você pode acabar em uma roleta russa sem saber ao certo se aquele estabelecimento está oferecendo o que propõe. Assim, o mais confiável é abastecer nos shoppings ou procurar a bandeira Petrobras. Lembre-se apenas que no Paraguai existe muito jogo de palavras, então é bom prestar atenção nas cores da logomarca para não acabar abastecendo em uma “Petobras”.

Dicas de Compras

Planeje quanto pretende gastar e leve para suas compras dinheiro ao invés de cartão. Se preferir utilizar o cartão de crédito ou débito, fique atento: pode ocorrer de você ter que pagar taxas a mais ou até ter o cartão clonado. A solução é nunca deixar que o retirem de sua vista a fim de evitar fraudes. Para afastar qualquer perigo, vá com o dinheiro em lugar seguro, nada de colocar a carteira no bolso de trás.

Paraguai de carro

Nunca ande com a carteira no bolso de trás para não ser roubado

Você pode reparar durante as compras que os pneus no Paraguai são muito baratos, mas não caia na tentação de comprá-los e já instalar no seu veículo. É proibida a compra deste produto no exterior e, se a Receita Federal parar o seu carro, você ficará passível de retenção.

Verifique tudo o que for embalado; assim que receber o pacote do produto, abra e veja se ele está quebrado ou se não te enganaram colocando apenas pedras. Alguns produtos eletrônicos, como mouse e memória RAM para computadores, não são testados pelos vendedores, mas todos os outros são e você deve pedir que façam o teste, para saber se o produto realmente está funcionando.

Posso alugar um carro para atravessar a fronteira?

Se você pretende alugar um carro para atravessar a fronteira, procure saber se a operadora autoriza a locomoção para Ciudad Del Este e se há taxas para atravessar a fronteira. Algumas apenas autorizam para viagens a cidades próximas e na Argentina. Você pode pesquisar por preços e mais informações sobre o aluguel de carros para a travessia no site da RentCars.

E você já fez suas comprinhas no Paraguai de carro? Como foi a experiência? Compartilhe conosco o seu relato na nossa caixa de comentários!


Esse post foi escrito para o Blog da Rentcars - Aluguel de Carros.

Todos os esforços foram feitos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Mobicar não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Mobicar e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Comente via Facebook

4 Comentários para “Viagem de carro para o Paraguai”

  1. nelito says:

    Se eu for de carro a onde são os estacionamentos, mais seguros dentro do paraguai

    • Vinicius says:

      O estacionamento mais seguro é o Ferrari fica antes de atravessar a fronteira agora não seria uma boa ideia estacionar o carro lá dentro do paraguai

  2. flavio says:

    posso passar com som montado no meu carro sem paga impostos

  3. gostei das dicas, se tudo correr bem talvez viajo agora dia 1 e volto dia 5 de maio, mas gostaria se alguem me podece ajudar, com umas dicas de lugares onde vendem as coisas a um bom preço, como celular, computador, hipad e boas roupas. abrantesaddelino@yahoo.com.br

Deixe um Comentário

Nome:

E-mail:

Website:

Comentário: WordPress主题
Free WordPress Themes
WordPress Themes