Seis anos atrás, no ano de 2004, passou a resolução que exigia que o curso de Direção Defensiva fosse ministrado a todo motorista aprendiz brasileiro.

Muitos condutores veteranos ficaram incomodados com a  medida, por precisarem também se submeter a essas aulas para realizarem a renovação de sua carteira. O que mais se ouvia naquele ano era a afirmação de que esta era apenas uma estratégia para se tirar o dinheiro do bolso do cidadão.

Como sou um condutor com CNH válida, também tive de assistir a estas aulas, e posso dizer que dentre todas as matérias teóricas que cursei na auto-escola, esta foi a que mais me agregou conteúdo.

Muitas pessoas que conheci me relatavam o oposto, dizendo que as aulas a que assistiram passavam conceitos que beiravam o ridículo, em exemplos que chegavam a ser hilários, como o relato de um amigo meu, que dizia que em suas aulas era questionado:

“Um cachorro atravessa a rua, você:

A) Acelera para impor sua presença, assustando o cachorro para fora da pista;

B) Atropela o cachorro para não atrapalhar o trânsito;

C) Reduz a velocidade e para o veículo se necessário, até o animal completar a travessia.”

o-que-e-direcao-defensiva

Casos como esse aconteceram porque, assim como nós fomos pegos de surpresa naquele ano por esta medida, as auto escolas também foram, e muitas não estavam preparadas para implantar esta ementa em sua grade.

Logicamente, também é necessário que se ensine os conceitos básicos, pois, o que para nós parece óbvio, pode não ser para muitos aprendizes. Porém, também é necessário um pouco mais de aprofundamento, a fim de se produzir um conteúdo de real qualidade.

Hoje em dia, as auto escolas já possuem um material mais elaborado, mas ainda existem muitas que negligenciam a matéria, portanto é importante ficar alerta com este fator, pois ele reflete a postura da empresa.

Um centro de formação de condutores que não se preocupa com a qualidade de seus serviços pode ser considerado irresponsável, e cabe ao futuro condutor exigir uma excelência em ensino da escola que contratou. Afinal, um motorista despreparado coloca em risco não só a sua própria segurança, como a de outros condutores.

Mas afinal, o que é Direção Defensiva?

O conceito de Direção Defensiva pode ser resumido como uma série de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito.

Os princípios da direção defensiva são separados em 5 fatores, os quais o condutor deve possuir:

1- O Conhecimento necessário sobre as leis de trânsito, o veículo e as condições adversas que podem influenciar a direção.

2- A Atenção que deve ser prestada com a finalidade de se realizar uma direção prudente. Este fator indica que o condutor deve estar alerta a diversos elementos que possam interferir na condução do veículo.

3-Previsão de situações que devem ser antevistas, com a finalidade de um acidente ser evitado.

4-Habilidade e a destreza necessárias para realizar ações e manobras de uma condução correta.

5-Ação que deve ser tomada. A disposição ao tomar uma atitude e fazer qualquer manobra (perigosa ou não), a fim de evitar acidentes, mortes e ferimentos.

Cada um destes fatores é mais abrangente do que aparenta, e por isso nós da Rentcars.com estamos preparando uma série de matérias detalhadas a respeito do tema, com mais informações e algumas dicas de como dirigir com muito mais segurança!

Fique Ligado!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment